Do ATUAL
MANAUS – O abastecimento de combustível de navios de cruzeiro possibilita ampliar a permanência dos turistas em Manaus. O serviço é feito pela Ream (Refinaria da Amazônia) em parceria com a Navemazônia, de logística fluvial pelo sistema ‘bunkering.
O transatlântico Vinking Sea, que aportou na capital no domingo (9) com turistas do Canadá, EUA, Europa e Ásia, foi o quinto de um total de 14 navios que devem ser atendidos nesta temporada.
Segundo a Ream, o atendimento de navios de passageiros aumentou 55%. A empresa responde por 87% da demanda atual da região.
“Mesmo com as dificuldades logísticas trazidas pelas últimas secas extremas, nossa operação cresceu, bem como nossa notoriedade no mercado. Enquanto na temporada passada atendemos nove dos 16 navios que vieram para Manaus, na atual a previsão é atendermos 14 dos 16 cruzeiros que devem passar pela cidade”, disse o analista de vendas de Bunker da Ream, Ian Dias.
É a segunda vez que o Viking Sea passa por Manaus nesta temporada. Ele já tinha aportado na capital e reabastecido no dia 15 de janeiro. Além dele, o Silver Ray e Azamara Journey, que estão navegando pela costa brasileira, transportando turistas brasileiros, argentinos, estadunidenses e europeus, devem chegar nos dias 14 e 16 de março, onde devem reabastecer.
Segundo a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), a Temporada de Cruzeiros 2023/2024 gerou uma receita direta de R$ 4 milhões na economia local, com a vinda de 23 mil turistas estrangeiros ao estado.