noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Política

Lula lança crédito consignado para trabalhadores CLT

A modalidade poderá ser acessada a partir de 21 de março, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, por todos os trabalhadores registrados na CLT

Publicada em 13/03/25 às 07:22h - 27 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula lança crédito consignado para trabalhadores CLT  Compartilhar a noticia Lula lança crédito consignado para trabalhadores CLT  Compartilhar a noticia Lula lança crédito consignado para trabalhadores CLT

Link da Notícia:

Lula lança crédito consignado para trabalhadores CLT
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)
Principal novidade será a possibilidade de usar o FGTS como garantia, o que pode reduzir os juros cobrados pelos bancos e ampliar o acesso ao crédito - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira (12/3) o programa Crédito do Trabalhador, que cria a modalidade de crédito consignado para todos os trabalhadores do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O crédito ficará disponível a partir de 21 de março.

A novidade já havia sido anunciada, mas será formalizada em cerimônia no Palácio do Planalto. O petista vai assinar uma Medida Provisória (MP), que tem força de lei a partir de sua publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar valendo.

O crédito consignado tem taxas e juros menores do que os empréstimos pessoais fornecidos pelos bancos, e as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador.

Com a medida, os trabalhadores poderão acessar aplicativo da Trabalho Digital para ter acesso a diversas opções de crédito com bancos privados, bastando autorizar o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação, e tempo de trabalho na mesma empresa. As ofertas poderão ser acessadas em até 24 horas da autorização.

As taxas de juros devem girar em torno de 2%, mas podem variar caso a caso, a depender da análise de risco de cada trabalhador. O interessado poderá avaliar várias opções de crédito, em diferentes bancos, antes de escolher.

Governo quer reduzir endividamento

Segundo o governo federal, o objetivo da medida é reduzir o superendividamento, já que os trabalhadores poderão substituir suas dívidas atuais, com altas taxas de juros, por modalidades mais baratas de crédito. A partir de 25 de abril, quem possuir empréstimos com bancos poderá procurar as instituições financeiras para migrar a dívida.

O consignado usará como garantia o valor de até 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador, e até 100% da multa rescisória em caso de demissão do trabalhador.

Saiba Mais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!