Inflação de abril é mais uma má notícia para o governo
A razão para o pessimismo é que, no acumulado de 12 meses, o IPCA passou de 5,48% para 5,53%, bem acima do teto da meta de 4,5%

Nesta sexta-feira foi divulgada a inflação de abril, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em abril, os preços subiram em média 0,43% contra alta de 0,56% em março. Apesar da desaceleração na passagem mensal, o resultado está longe de ser uma boa notícia para governo.
A razão para o pessimismo é que, no acumulado de 12 meses, o IPCA passou de 5,48% para 5,53%, bem acima do teto da meta de 4,5%. Além do aumento, a inflação foi mais disseminada com altas nos alimentos, remédios, vestuário e serviços. A elevação só não foi maior por conta da queda de preço de passagens aéreas e combustíveis.
De qualquer modo, a inflação continua a corroer o poder de compra da população. Soma-se a isso, a crise de segurança pública, a corrupção do INSS e frágil base governista no Congresso Nacional. Se a direita explorar bem essas questões, tem tudo para levar em 2026.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.